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Curso de Calculadora HP 48G - CRD 2000

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Curso de Calculadora HP 48G

Cursos Comercializados > Desenvolvimento > Profissional
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Curso de Alvenaria


CRD 2000 PRODUÇÕES LTDA
Curso de HP 48G (Manual Completo)
(inclui curso de programação HP 48G / GX)


TÓPICOS ABORDADOS NO MANUAL HP 48G:
(manual scaneado)


1.       O TECLADO E O VISOR
Organização do Visor
A Área do Estado, os Indicadores e as Mensagens
A Pilha
A Linha de Comandos
Rótulos de Menu
Organização do Teclado
Aplicações e Menus de Comandos
Teclas de Movimentação do Cursor
A Tecla CANCEL
Menus: Extensão do Teclado      
Para Trabalhar com Menus
 
2.       ENTRADA E EDIÇÃO DE OBJETOS
Digitação de Números
Para Digitar Caracteres ( O Teclado Alfabético)
Para Digitar Caracteres Especiais
Para Digitar Objetos com Delimitadores
Utilização da Linha de Comandos
Para Acumular Dados na Linha de Comandos
Para Selecionar Modos da Entrada da Linha de Comandos
Para Recuperar Linhas de Comandos Anteriores
Visualização e Edição de Objetos
Para Utilizar O Menu EDIT
 
3.       A PILHA
Utilização da Pilha para Cálculos
Para Fazer Cálculos
Para Manipular a Pilha
Para Recuperar os Últimos Argumentos
Para Restaurar a Última Planilha (UNDO)
A Interactive Stack
Menu de Comandos da Pilha

4.       OS MODOS
Utilização da Aplicação MODES
Para Definir o Modo do Visor
Para Definir o Modo de Ângulo
Para Definir o Modo de Coordenada
Para Definir o Bipe
Para Definir a Apresentação do Relógio
Para Definir o Marcador de Decimal
Utilização dos Sinalizadores do sistema
Para Usar a Aplicação Flag Browser
Para Usar o Submenu de Comandos Flag
Sinalizadores do Usuário
Os Submenus MODES

5.      MEMÓRIA
HOME:  Variáveis e Diretórios
Onde Armazenar as Variáveis
Utilização da Aplicação Variable Browser
Para Criar Novas Variáveis         
Para Selecionar, Editar e Recuperar Variáveis
Para Copiar, Mover e Eliminar Variáveis
Para Determinar o Tamanho das Variáveis
Utilização de Variáveis:  O Menu VAR
Para Definir as Variáveis
Para Avaliar Variáveis
Nomes de Variáveis e Variáveis Formais com  Aspas
Operações Especiais  de Memória Reinicialização da Memória      
Para Responder á Condição de Memória Insuficiente
  
6.      FORMULÁRIO DE ENTRADA E LISTAS DE OPÇÕES
Formulários de Entrada
Para Selecionar Campos em Formulários de Entrada
Para Selecionar Opções em Formulários de Entrada
Para Selecionar Opção em Formulário
Outras Operações em Formulário de Entrada
Comandos do Formulário de Entrada
 
7.       A APLICAÇÃO EQUATION WRITER
Como a Aplicação Equation Writer Esta Organizada
Construção de Equações
Para Entrar Equações
Para Controlar Parênteses Implícitos
Exemplos da Equation Writer
Edição de Equações
Para Editar com Subexpressões
Resumo das Operações da Equation Writer
 
8.       A APLICAÇÃO DA MATRIX WRITER
Como a HP 48 Apresenta Arranjos
Entrada de Arranjos
Edição de Arranjos
Operações da Matrix Writer
 
9.       OBJETOS GRÁFICOS
O Ambiente PICTURE
Utilização do Picture Editor
Para Ativar e Desativar Pixels
Para Acrescentar Elementos Usando o Ambiente Gráfico
Para Editar e Apagar uma Imagem
Gravação e Visualização de Objetos Gráficos
Coordenadas do Objeto Gráfico
Comandos do Objeto Gráfico
 
10.      OBJETOS DE UNIDADE
Visão Geral da Aplicação Units
Unidades e Objetos de Unidade
O Menu Units Catalog
Para Criar um Objeto de Unidade
Prefixos de Unidade
Conversão de Unidades
Para Utilizar o Menu UNITS Catalog
Para Usar CONVERT
Para Usar UBASE (Para Unidades Básicas do SI)
Para Converter Unidades de Ângulos
Cálculo com Unidades
Para Fatorar Expressões de Unidade
Para Usar Objetos de Unidade em Objetos Algébricos
Utilização de Unidades de Temperatura
Para Converter Unidades de Temperatura
Para Calcular com Unidades de temperatura
Criação de Unidades Definidas Pelo Usuário
Comandos Adicionais Para Objetos de Unidade
 
11.     UTILIZAÇÃO DE FUNÇÕES MATEMÁTICAS
Funções e Comandos Embutidos
Para Expressar Funções:  Sintaxe Algébrica
Para Expressar Funções:  Sintaxe da Pilha
Expressões e Equações
Constantes Simbólicas
Para Controlar a Forma Como Constantes Simbólicas são Avaliadas
Para Usar Funções Matemáticas Embutidas
Funções Definidas Pelo Usuário
Para Criar Uma Função Definida Pelo Usuário
Para Executar Uma Função Definida Pelo Usuário
Para Aninhar Funções Definidas Pelo Usuário
           
12.     FUNÇÕES DE NÚMEROS REAIS E COMPLEXOS
Funções Matemáticas no Teclado Principal
Funções Aritméticas e Matemáticas Genéricas
Funções Exponenciais e Logarítmicas
Funções Trigonométricas
Funções Hiperbólicas
Probabilidade e Estatística de Teste
Para Calcular Estatísticas de Teste
 Funções de Números Reais
Funções de Conversão de Ângulos
Funções de Porcentagem
Outras Funções de Números Reais
Números Complexos
Para Apresentar Números Complexos
Para Entrar Números Complexos
Cálculos Reais Com Resultados Complexos
Outros Comandos de Números Complexos
 
13.        VETORES E TRANSFORMAÇÕES
Apresentação de Vetores 2D e 3D
Entrada de Vetores 2D e 3D
Comandos Matemáticos de Vetores
Exemplos: Para Calcular Com Vetores 2D e 3D
Transformações Rápidas de Fourier
 
14.        MATRIZES E ÁLGEBRA LINEAR
Criação e Montagem de Matrizes
Para Desmontar Matrizes
Inserção de Linhas e Colunas
Extração de Linhas e Colunas
Troca de Linhas e Colunas
Extração e Substituição de Elementos de Matrizes
Caracterização de Matrizes
Transformação de Matrizes
Cálculos com Elementos de Matriz
Utilização de Arranjos e Elementos de Arranjos em Expressões Algébricas
Transformação de Matrizes Complexas
Soluções de Matrizes Para  Sistemas de Equações Lineares
Matrizes Mal Condicionadas e Singulares
Determinação da Exatidão de Uma Solução de Matriz
Eliminação Gaussiana e Operações Elementares de Linhas
Tópicos Adicionais de Álgebra Linear
 
15.        ARITMÉTICA BINÁRIA E BASES NUMÉRICAS
Inteiros Binários e Bases  
Utilização dos Operadores Booleanos
Manipulação de Bits e Bytes
 
16.        DATA, HORÁRIO E ARITMÉTICA FRACIONÁRIA
Calculo Com Datas
Calculo com Horários
Calculo Com Frações
 
17.       LISTAS E SEQÜÊNCIAS
Criação de Listas
Processamento de Lista
Comandos de Múltiplos Argumentos Com Listas
Para Aplicar Uma Função ou Um Programa de Uma Lista (DOLIST)
Para Aplicar Uma Função Recursiva a Uma Lista
Manipulação de Lista
Seqüências
 
18.    RESOLUÇÃO DE EQUAÇÕES
Resolução de Uma Equação Com Uma Variável desconhecida
Para Interpretar Resultados
Resolução de Opções
SOLVR:  Um Ambiente de Resolução Alternativo
Opções Adicionais de Resolução em SOLVR
Localização de Todas as Raízes de Um Polinômio
Resolução de Um Sistema de Equações Lineares
Utilização da Aplicação Finance Solver
Para Calcular Amortizações
 
19.    EQUAÇÕES DIFERENCIAIS
Resolução de Equações Diferenciais
Para Resolver Um Problema de Valor Inicial Padrão
Para Resolver Um Problema de Valor Inicial Rígido
Para Resolver Uma Equação Diferencial de Valor de Vetor
Plotagem de Soluções Para Equações Diferenciais
Para Plotar Uma Equação Diferencial Rígida
Para Plotar Um Plano de Fase Para Uma Solução de Valor de Vetor
 
20.    CÁLCULO E MANIPULAÇÃO SIMBÓLICA
Integração
Integração Numérica
O Fator de Exatidão e a Incerteza da Integração Numérica
Integração Simbólica
Diferenciação
Para Criar Derivadas Definidas Pelo Usuário
Diferenciação Implícita
Aproximação Por Polinômio De Taylor
Para Encontrar Soluções Simbólicas Para Equações
Para Isolar Uma Única Variável
Para Resolver Equações Quadráticas
Para Obter Soluções Gerais e Principais
Para Mostrar Variáveis Escondidas
Reorganização de Expressões Simbólicas  
Para Manipular Expressões Inteiras
Para Manipular Subexpressões
Para Fazer Transformações Definidas Pelo Usuário
Padrões de Integração Simbólica
 
21    ESTATÍSTICA E ANÁLISE DE DADOS
Entrada de Dados Estatísticos
Edição de Dados Estatísticos
Cálculo de Estatística de Uma Única Variável
Geração de Freqüências
Ajuste de Um Modelo em Um Conjunto de Dados
Cálculo de Estatísticas Sumarias
Utilização da Variável Reservada PAR

22.    PLOTAGEM
Utilização da Aplicação PLOT
Coordenadas do Cursor:  ModoS Padrão e TRACE
Operações no Teclado no Ambiente PICTURE
Utilização das Operações de Zoom
Para Definir os Zooms Defaults
Para selecionar Um Zoom
Análise de Funções
Compreensão das Variáveis Reservadas de PLOT
EQ
DAT
ZPAR
PPAR
VPAR
PAR
 
23.   TIPOS DE GRÁFICOS
Gráficos de Função (FUNCTION)
Gráficos de Polares (Polar)
Gráficos Paramétricos (Parametric)
Gráficos de Equação Diferencial (Diff Eq)
Gráficos Cônicos (Conic)
Gráficos Verdade (Truth)
Gráficos Estatísticos (Statistical)
Gráficos de Histograma (Histogram)
Gráficos de Barras (Bar)
Gráficos de Dispersão (Scatter )
Plotagem de Funções de Duas Variáveis
Grade de Amostragem
Grade de Saída
Gráfico de Campo Inclinado (Slopefield)
Gráfico de Tela de Arame (Wireframe)
Gráfico de Pseudocontorno (Pseudo-Contour)
Gráficos de Posição Y (Y-Slice)
Gráficos de Grade (Gridmap)
 Gráficos de Superfície Paramétrica (Pr-Surface)
 
24.   OPÇÕES AVANÇADAS DE GRÁFICOS
Para Rotular ou Localizar os Eixos
Plotagem de Programas e de Funções Definidas Pelo Usuário       
Faixa de Plotagem versus Faixa de Apresentação
Para Salvar e Restaurar Gráficos
 
25.   A APLICAÇÃO DE EQUATION LIBRARY
Resolução de Um Problema Com Equation Library
Para Usar a Aplicação Solver
Para Utilizar as Teclas de Menu
Pesquisa na Equation Library
Para Visualizar Equações
Para Visualizar Variáveis e Selecionar Unidades
Para Visualizar a Imagem
Utilização da Aplicação Multiple Equation Solver
Para definir Um Conjunto de Equações
Para Interpretar Resultados a partir da Multiple Equation Solver
Utilização da Aplicação Constants Library
O Jogo Caçador de Minas (Minehunt)
 
26.    GERENCIAMENTO DE TEMPO
Uso do Relógio (Data e Horário)
Definição de Alarmes
Resposta a Alarmes
Visualização e Edição de Alarmes
 
27.      TRANSMISSÃO E IMPRESSÃO DE DADOS
Transferência de Dados Entre Duas HP 48
Impressão
Para Configurar a Impressora
Tarefas de Impressão
Transferência de Dados Entre Uma HP 48 e Um Computador
Para Preparar O computador e a HP 48
Uso do Kermit
Para Transferir Variáveis com o Kermit
Para Escolher e Usar Nomes de Arquivos
Para Fazer Cópia de Segurança da Memória da HP 48
Para Enviar Comandos Kermit
Utilização do XMODEM
Utilização de Outros Protocolos Seriais
 
28.    BIBLIOTECAS, PORTAS E CARTÕES PLUG-IN
Memória de Porta e Sloats Para Cartões Plug-In
Porta 0
Slot 1 Para Cartão  
Slot 2 Para Cartão
Utilização de Objetos de Cópia de Segurança  
Para Fazer Cópia de Segurança de Toda a Memória
Utilização de Bibliotecas
Instalação e Retirada de Cartões Plug-In
Expansão da Memória de Usuário Com Cartões RAM
Plug-In  
 
29.   PROGRAMAÇÃO DA HP 48
Compreensão da Programação
O Conteúdo de Um Programa
Cálculos Em Um Programa
Programação Estruturada
Entrada e Execução de Programas
Visualização, Depuração e Edição de Programas
Utilização de Estruturas de Programas
Estruturas Condicionais
Estruturas de Loop
Estruturas de Interceptação de Erro
Utilização de Variáveis Locais
Para Criar Variáveis Locais
Para Avaliar Nomes Locais
Para Usar Variáveis Locais Com Sub-Rotinas
Variáveis Locais e Funções Definidas Pelo Usuário
Exploração dos Programas no Diretório EXAMPLES
Exploração dos Programas da HP 48S/SX Com a HP 48G/GX
Onde Encontra Mais Informações

30.   PERSONALIZAÇÃO DA HP 48
Personalização de Menus           
Para Aperfeiçoar Menus Personalizados
Personalização do Teclado
Modo User
Para Atribuir e Retirar Atribuições de Teclas de Usuário
Para Desabilitar Teclas de Usuário
Para Recuperar e Editar Atribuições de Tecla de Usuário

- MENUS
- SINALIZADORES DO SISTEMA
- TABELAS DE UNIDADE
- TABELAS DE EQUAÇÕES EMBUTIDAS
- ÍNDICE DE OPERAÇÃO
- DIAGRAMAS DA PILHA
Apresentação:
Formato: Adobe (.pdf)
Qtde de páginas:  637
Ilustrado: Sim
Material Scaneado: Sim

GUIA DE CONSULTA RÁPIDA DA HP 48G
CONTEÚDO:
   1.  INÍCIO
Considerações Sobre o Guia de Consulta Rápida
Lição 1: Preparação
Para Ligar e Desligar a HP 48
Para Ajustar o Contraste do Visor
Preparação dos Exemplos Embutidos
Para Ajustar a Data e a Hora
Para Definir o Bipe, o Relógio e o Sinal de Fração  
 
   2.  INTRODUÇÃO Á HP 48
Lição 2: Objetos Matemáticos e a HP 48
Edição de Um Objeto na Linha de Comando
Retirada de Objetos da Pilha
Lição 3: Para Entrar Caracteres
O Teclado ALFA
Caracteres Especiais
Lição 4: Utilização dos Menus
A Tecla NXT
Lição 5: Uma Visão Geral da HP 48
Ambientes de Entrada
Ambiente de Aplicativos
Ambiente dos Utilitários
 
   3.  ARITMÉTICA
Lição 6: Para Fazer Cálculos Aritméticos
Método de Pilha
Método Algébrico
Utilização do Equation Writer
Lição 7: Para Encontrar e Usar Mais Funções Matemáticas
Lição 8: Aritmética Com Frações
Lição 9: Aritmética Com Símbolos
Lição 10: Aritmética Com Números Complexos
Lição 11: Aritmética Incluindo Unidades
Conversão de Unidades
 
   4.  PARA ENTENDER E USAR A MEMÓRIA
Lição 12: Para Entender a Memória
Lição 13: Para Criar (Nomear) Variáveis
Lição 14: Organização das Variáveis
Lição 15: Para Editar e Retirar Variáveis
Lição 16:  Para Usar Variáveis em Cálculos
 
   5.  RESOLUÇÃO DE EQUAÇÕES
Lição 17: Para Resolver Para Uma Variável Numérica
Para Procurar Soluções Múltiplas
Interpretação dos Resultados
Lição 18: Para Calcular Para Uma Variável Simbolicamente
Lição 19: Para Encontrar Todas as Raízes de Um Polinômio
Lição 20: Para Resolver Um Sistema de Equações Lineares
 
   6.  PARA PLOTAR EQUAÇÕES E ANALIZAR GRÁFICOS
Lição 21: Para Plotar Uma Função
Lição 22: Para Modificar a Apresentação de Um Gráfico
Lição 23: Para Plotar Várias Funções
Lição 24: Para Plotar Funções em Três Dimensões
Lição 25: Introdução aos Tipos de Gráficos
Lição 26: Para Encontrar Raízes Graficamente
Lição 27: Para Encontrar Inclinações, Tangentes e Pontos Críticos
Lição 28: Áreas Sobre Curvas
 
   7.  CÁLCULOS, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA AVANÇADA
Lição 29: Para Encontrar Derivadas
Lição 30: Para Encontrar a Integral
Lição 31: Dados e Estatísticas
Lição 32: Análise de Regressão de Dados Emparelhados
Lição 33: Equações Diferenciais
Lição 34: Álgebra Linear
 
   8.  RECURSOS ESPECIAIS
Lição 35: Transferência de Objetos Via Porta Infravermelha
Lição 36: Utilização de Um Comando de Equações da Biblioteca de Equações
Lição 37: Adição e Utilização de Bibliotecas

    9.  SE TIVER PROBLEMAS
Lição 38: Mensagens de Erro
Lição 39: Resolução de Problemas
Apresentação:
Formato: Adobe (.pdf)
Qtde de páginas:  108
Ilustrado: Sim
Material Scaneado: Sim

MATERIAL COMPLEMENTAR
CURSO DE PROGRAMAÇÃO HP48G/GX

INTRODUÇÃO AO CURSO
A idéia de um curso de programação em HP48 surgiu devido à falta de uma literatura específica para a calculadora, os manuais até então encontrados tratavam o assunto de maneira superficial e eram geralmente publicados em inglês.
Para o usuário é extremamente frustrante possuir uma ferramenta poderosa e não saber como usá-la. O curso, nesse sentido, é uma alternativa àqueles que pretendem solucionar os seus problemas de forma adequada.
Não se pretende esgotar o tema neste curso, haja vista que as aplicações para HP 48G/GX, são praticamente inesgotáveis.
 
CONTEÚDO:
DISTRIBUIÇÃO DA MEMÓRIA
ORGANIZAÇÃO DO TECLADO
MODOS DE EXIBIÇÃO
TECLAS ESPECIAIS
TROCA DA BATERIA - TRAVAMENTO ACIDENTAL
ESTRUTURA DOS MENUS
GRAVANDO VARIÁVEIS
PILHA    
OBJETOS
DIRETÓRIOS
MEMÓRIA
SISTEMA DE UNIDADES
SOLVER
PROGRAMAÇÃO
ESTRUTURAS CONDICIONAIS E TESTES
ESTRUTURAS ITERATIVAS
PROGRAMAS INTERATIVOS
COMANDOS DE SAÍDA
COMANDOS DE ENTRADA
COMANDOS GRÁFICOS
ANALISE DE TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO
COMUNICAÇÃO SERIAL
COMANDOS DE TRANSFERÊNCIA DE DADOS
COMANDOS DE COMUNICAÇÃO SERIAL
LEGENDAS
GUIA DE REFERÊNCIA DOS COMANDOS
Apresentação:
Formato: Adobe (.pdf) e Words (.doc)
Qtde de páginas:  66
Ilustrado: Sim
Scaneado: Não


IMPORTANTE:  Embora o Manual e o Guia de Consulta rápida sejam scaneados, encontram-se em boa qualidade de visualização.  Quando se tem um manual de mais 740 páginas scaneados, é comum que eventualmente, encontrem-se uma ou outra página mais branca do que a outra, etc..., porém nada que comprometa o conjunto como um todo.  A Qualidade da Informação, é de alta precisão!

Material altamente técnico. Só deve ser adquirido por quem conhece a HP 48G ou a 48GX e sabe de suas aplicações na ciência.


Download: R$38,90

CD Rom: R$53,90

Pen Drive: R$73,90

Caso tenha dúvidas sobre a entrega, acesse: Sobre a Entrega de Produtos.

Caso tenha dúvidas quanto a melhor modalidade de pagamento, acesse Como Pagar.

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